E quando você não estiver mais aqui?Case Quando Eu Partir

Gabriela Ferreira
7 min readFeb 26, 2024

--

Projeto de plataforma end-of-life Quando Eu Partir desenvolvido entre 2022 e 2023, como UX/UI Designer na empresa South System.

Plataforma Quando Eu Partir

Problema

Como podemos promover a organização e registro de informações cruciais e desejos relacionados ao final da vida, incentivando as pessoas a compartilhá-los com indivíduos de confiança para facilitar a resolução de questões burocráticas e a tomada de decisões após o falecimento da pessoa?

  • Tabu sobre falar de morte com as pessoas próximas;
  • Falta de centralização de informações sobre contas;
  • Guardar informações de forma física (pagamento de contas impressas, extrato bancários…)
  • Ausência de comunicação sobre desejos para cerimonia de despedida.

Contexto

A startup brasileira chamada “Quando Eu Partir” oferece um serviço inovador de organização, armazenamento e comunicação relacionados à ausência das pessoas. A ideia surgiu da experiência pessoal da co-fundadora, Camila Leães, que enfrentou dificuldades burocráticas após a perda de sua mãe e decidiu criar uma solução para ajudar outras pessoas a lidar com questões práticas e desejos em vida.

A missão da empresa é desmistificar o tabu em torno da morte e tornar a conversa sobre o assunto mais natural. A ideia é oferecer uma plataforma acessível e segura para que as pessoas possam organizar e comunicar suas informações e desejos relacionados ao fim da vida, visando tornar esse processo menos estressante para elas e suas famílias.

A “Quando Eu Partir” se compromete a oferecer um espaço confiável para que os usuários compartilhem seus desejos e instruções, desde questões práticas como seguros e bancos até histórias e legados pessoais, com o objetivo de evitar confusões e transtornos para os entes queridos no futuro.

Acreditamos que pensar sobre a nossa ausência é um ato de cuidado com quem amamos e de amor próprio para vivermos uma vida mais tranquila.
Fonte: Site Quando Eu Partir

Pesquisa

Por ser um tipo de serviço pioneiro no Brasil, realizamos uma pesquisa de referências utilizando plataformas internacionais similares, como por exemplo, Everplans e Joincake. Isso nos permitiu analisar as melhores práticas, identificar tendências e adaptar conceitos para atender às necessidades e expectativas do mercado brasileiro.

Fonte: Everplans
Fonte: Joincake

Usuários

Os usuários para os testes de usabilidade foram fornecidos pelo cliente, mas também uma outra parte dos entrevistados foram pessoas que já tinham passado por momentos de perda de pessoas próximas mas que não tinham tido contato com a ideia do serviço anteriormente. Consideramos que qualquer pessoa com mais de 18 anos é apta a utilizar e adquirir o serviço.

Entrevista e testes de usabilidade

Lading page da Quando Eu Partir

As entrevistas e testes de usabilidade foram realizadas em duas rodadas:

  • Primeira rodada: Inicialmente decidimos fazer um prototipo mobile para com o objetivo de identificar se a ideia do serviço proposto seria entendido com clareza pelos entrevistados. Nesta rodada foram 9 entrevistados, na qual 4 pessoas já tinham conhecimento prévio sobre o tema do projeto.
  • Segundada rodada: Com um prototipo desktop, com objetivos de identificar se os entrevistados teriam clareza sobre os fluxos de cadastro, inserção de dados, pagamento e compartilhamento das informações, foram entrevistados 6 pessoas, na qual apenas uma tinha conhecimento prévio sobre o projeto.

Para realização das entrevistas, criamos um roteiro de perguntas iniciais para os entrevistados, no qual foram questionados sobre as suas experiências com contratação de serviços, organização de informações e documentos e, se já tiveram alguma experiência relacionada ao falecimento de uma pessoa no qual tiveram que auxiliar nos trâmites que ocorrem após o falecimento de uma pessoa, como acesso às contas, documentos, funeral, entre outros.

Roteiro para entrevistas

Após o uso do prototipo, os entrevistados tinham um breve questionário para responder na plataforma, no qual foram questionados sobre quais blocos de informações mais chamaram a atenção, avaliação da clareza da proposta de valor, facilidade de uso da plataforma, custo beneficio e experiência e campo de texto aberto para dizer qual a percepção sobre as funcionalidade de compartilhar as informações com pessoas de confiança.

Para realizar os testes, usamos a ferramenta Maze no qual o entrevistado interage com o prototipo e o Google Meet para a video chamada gravada para consultar as entrevistas posteriormente, caso fosse necessário.

Ferramenta Maze

Análise dos dados

Com o objetivo de identificar a percepção das pessoas quanto a serviço proposto, o cliente havia enviado para uma lista de pessoas uma lading page juntamente com um link para um questionário com perguntas sobre o interesse de contratar o serviço, entendimento sobre qual tema era o serviço e o quanto custaria para usar a plataforma.

Das 237 respostas que o questionário recebeu, 170 pessoas demonstraram alta propensão a contratar o serviço, das quais 68,4% relacionaram o serviço a tema de morte. Quanto ao custo para usar a plataforma, o valor de R$1.000,00 foi mencionado por 16% das pessoas.

Resposta no questionário de Proposta de Valor

Em relação os testes mobile, foram disponibilizados um fluxo de cadastro, via landing page, assinatura e compartilhamento das informações. Os itens mais apontados pelos entrevistados foram relacionados ao valor elevado e sobre onde colocar as informações sobre os pets. Em segundo lugar, foi sobre o aceite da pessoa que recebeu o convite de compartilhamento, regras para criação de senha, explicação sobre o plano e quais os dados estariam sendo compartilhados com as pessoas.

Em relação aos testes com prototipo desktop, os itens mais apontados foram sobre o custo para utilizar a plataforma, possibilidade de incluir video ou audio, duvida sobre o momento em que as informações são compartilhadas. Também foram citados a inclusão de bancos não tradicionais, assinaturas de streamings e parceria com seguros e planos de saúde.

Solução

Após a análise das entrevistas e testes, incluímos novas funcionalidades para atender as necessidades relatadas pelos usuários, como a inclusão da área sobre os pets e assinaturas de streamings, revemos fluxos para melhorar a segurança e otimizar o tempo para realização das tarefas pelos usuários, como na área de compartilhamento com as pessoas de confiança. Além disto, foi definido regras de negócio quanto ao valor do plano e disponibilidade de conta free.

Telas de Home, Serviços Digitais, Cerimonia de Despedida e Dados Pessoais da plataforma Quando Eu Partir

Juntos, em equipe e parceria constante com o cliente, desenvolvemos uma plataforma web responsivo, que tem o objetivo de ser acessível, passando segurança e conforto aos usuários para organizar suas informações e compartilhar com as suas pessoas de confiança sobre os seus desejos sobre o fim da vida.

Na Quando Eu Partir, estamos comprometidos em tornar o processo de consciência sobre o fim de vida menos estressante e mais fácil para você e sua família. Seja para cuidar de questões práticas, como seguros e bancos, ou para compartilhar seus desejos e instruções, estamos aqui para ajudar.
Site: Quando Eu Partir

Desafios e Aprendizados

  • Para garantir a imparcialidade dos testes de usabilidade, decidimos não fornecer informações antecipadas aos participantes sobre a natureza do projeto, para aqueles que não tinham tido contato anteriormente. Portanto, foi necessário abordar delicadamente o tema no início das entrevistas, assegurando que os entrevistados não se sentissem sobrecarregados emocionalmente ao relembrar experiências pessoais, a ponto de comprometer sua capacidade de continuar com a entrevista.
  • Falar sobre a própria morte é um tema complexo e muitas vezes tabu em nossa sociedade. Muitas pessoas evitam discutir esse assunto com medo de atrair a morte para suas vidas ou de causar desconforto aos outros.
  • Ao desenvolver os fluxos e a interface da plataforma, nossa preocupação primordial era com a segurança e privacidade dos dados dos usuários. Compartilhar informações sensíveis com pessoas de confiança requer um ambiente altamente seguro e confiável. Por isso, foram implementas medidas robustas de proteção de dados como criptografia de ponta a ponta e autenticação multifatorial.
  • Durante todo o processo de desenvolvimento das funcionalidade no prototipo e desenvolvimento, tivemos o contato constante com o cliente, aprovando fluxos e conteúdos e isto foi fundamental para que o produto final atingisse o objetivo esperado tanto pelo cliente, mas principalmente pelo usuário final.

Confira o material publicado no Behance.

Quer saber mais sobre Quando Eu Partir?

--

--

Gabriela Ferreira

Designer, apaixonada por psicologia e música. Eu escrevo umas coisas por aí que nem sempre fazem sentido para mim. Será que faz para você?