Doze meses. Doze livros.

Gabriela Ferreira
6 min readJan 16, 2024

--

Que tal ler um livro por mês?

Tem um pouco de dados, comportamento, design e histórias.

Lista com os livros que eu coloquei como meta para ler durante este ano de 2024 e resolvi tornar publico para quem quiser ideias de leitura.

Como eu escolhi os livros:

Fiz uma lista de assuntos que eu gostaria de ler durante o ano, tanto para o profissional quanto pessoal. A partir desta lista, procurei livros sobre os assuntos escolhidos e organizei para o ano todo de forma que eu variasse em termos de assunto e quantidade de páginas para que não ficassem leituras seguidas sobre o mesmo assunto e nem que fossem muito extensas.

Espero que goste e sinta-se inspirado a fazer a sua própria lista :)

Janeiro: Mulheres invisíveis: O viés dos dados em um mundo projetado para homens

No lado esquerdo da imagem está escrito em letras brancas ''A desigualdade de gênero em dados'' e no lado direito a foto do livro Mulheres invisíveis: O viés dos dados em um mundo projetado para homens, escrito por Caroline Criado Perez.
Fonte: Amazon

…a autora reúne estudos de caso que explicitam como o olhar predominante considera que o homem é o padrão e as mulheres são atípicas. Dessa forma, mesmo quando os dados abrangem o universo feminino, acabam sendo ignorados na prática, o que aprofunda na base a desigualdade de gênero.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 400

Fevereiro: Tudo o que eu sei sobre o amor

No lado esquerdo da imagem há a foto do livro ''tudo o que eu sei sobre o amor'' e, escrito por Dolly Alderton, no lado direito, em vermelho, escrito ''Uma descontraida autobiografia sobre a importancia da amizade feminina e os desafios de amadurecer.''
Fonte: Amazon

Estreia da autora na literatura, Tudo o que eu sei sobre o amor acompanha a trajetória de Dolly da juventude à vida adulta. Uma espécie de O Diário de Bridget Jones da vida real, o livro traz um misto de sessão de terapia e muita fofoca. Dolly sabe navegar como poucos entre o trágico e o incrivelmente cômico de suas memórias sem dar chance para a nossa indiferença, com histórias impossíveis de não se identificar ― por vezes tão insanas que poderiam ser ficção ― e que traduzem de forma brilhante o verdadeiro caos que é amadurecer.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 384

Março: ENVIESADOS: Psicologia e Vieses Cognitivos no Design para criar produtos e serviços que ajudam usuários a tomarem MELHORES DECISÕES

Imagem da capa do livro ''ENVIESADOS: Psicologia e Vieses Cognitivos no Design para criar produtos e serviços que ajudam usuários a tomarem MELHORES DECISÕES'' escrito por Rian Dutra.
Fonte: Amazon

O autor Rian Dutra, especialista em psicologia aplicada ao design de experiência, mostra aos empreendedores, designers, desenvolvedores, profissionais de marketing, gerentes de produto e entusiastas da área como utilizar o conhecimento em psicologia e vieses cognitivos no design para criar produtos e serviços que ajudam usuários a tomarem melhores decisões.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 190

Abril: Inteligência social: A ciência revolucionária das relações humanas

Imagem da capa do livro ''Inteligência social: A ciência revolucionária das relações humanas'' escrito por Daniel Goleman.
Fonte: Amazon

Do autor do best-seller Inteligência emocional. Uma síntese revolucionária das últimas descobertas da biologia e da neurociência que revela que “somos programados para nos conectar” com os outros e o impacto surpreendente de nossas relações em todos os aspectos das nossas vidas.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 637

Maio: HUNE: pesquisa em design e experiência do usuário

Imagem da capa do livro ''HUNE: pesquisa em design e experiência do usuário'' escrito por Gabriela Unger Unruth.
Fonte: Amazon

…este livro visa auxiliar no entendimento prático de como considerar o ser humano no desenvolvimento de produtos, por meio de um modelo de análise e avaliação das necessidades humanas no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) para auxiliar na criação de soluções adequadas às pessoas.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 251

Junho: Tô Indo Viajar Sozinha: Como convencer a si mesma de que você é capaz e se preparar para essa aventura

Imagem do capa do livro ''Tô Indo Viajar Sozinha: Como convencer a si mesma de que você é capaz e se preparar para essa aventura'' escrito por Flavia Goulart.
Fonte: Amazon

Você quer viajar sozinha mas tá sem coragem, né? Eu sei, já estive aí no seu lugar! Por isso, resolvi escrever esse livro para mulheres que já viajam ou querem começar a viajar sozinhas mas estão inseguras ou cheias de preocupação. Nessas páginas você irá encontrar tudo que precisa para se convencer de que é capaz de fazer uma viagem solo, saberá como se preparar para essa aventura e irá aprender a lidar com aquele medo que está te paralisando!
Fonte: Amazon

Número de páginas: 137

Julho: Liderança em Design: Habilidades de gestão para alavancar sua carreira

Imagem da capa do livro ''Liderança em Design: Habilidades de gestão para alavancar sua carreira'' escrito por Victor Zanini.
Fonte: Amazon

Neste livro, Victor Zanini traz conceitos e práticas que acumulou em sua experiência como líder e mentor em liderança de Design. Se você está caminhando para esta função, aqui você encontrará suporte sobre processos, métodos e templates que vão guiá-la(o) pela jornada, passando pelos temas de contratação, ciclo de carreira, gestão e escalonamento do time. De designer para designer, o autor aborda gestão de pessoas trazendo exemplos reais, com uma linguagem mais clara sobre a área e contando com entrevistas de outras pessoas líderes de Design para enriquecer seu aprendizado.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 254

Agosto: Apaixone-se pelo problema, não pela solução

Imagem da capa do livro ''Apaixone-se pelo problema, não pela solução'' escrito por Uri Levine.

Apaixone-se pelo problema, não pela solução oferece orientações valiosas de um dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo e capacita você a ir além e construir um negócio de sucesso, identificando os maiores problemas de seus consumidores e dos mercados ineficientes que atualmente os atendem.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 524

Setembro: O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você

Imagem da capa do livro ''O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você'' escrito por Rob Fitzpatrick.

Este livro vai lhe mostrar o que há de errado com o jeito mais comum de conversar com clientes e como você pode fazer melhor. Prepare-se para ler um guia rápido e prático que vai lhe poupar tempo, dinheiro e talvez um coração partido.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 119

Outubro: Qual é o seu problema?: Para resolver seus problemas mais difíceis, mude os problemas que você resolve

Imagem do livro ''Qual é o seu problema?: Para resolver seus problemas mais difíceis, mude os problemas que você resolve'' escrito por Thomas Wedell-Wedellsborg.
Fonte: Amazon

Independentemente dos problemas que esteja enfrentando, este livro vai transformar a maneira como você os resolve. A estrutura criada por Wedell-Wedellsborg não apenas o ajudará a gerar mais ideias criativas e tomar decisões mais inteligentes, como o ensinará a se preparar para o que vem pela frente.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 493

Novembro: A Biblioteca da Meia-Noite

Imagem da capa do livro ''A Biblioteca da Meia-Noite''escrito por Matt Haig.
Fonte: Amazon

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 366

Dezembro: A lacuna de autoridade

Imagem da capa do livro ''A lacuna de autoridade''escrito por Mary Ann Sieghart.
Fonte: Amazon

Lacuna de autoridade é uma expressão criada pela jornalista britânica Mary Ann Sieghart para falar do fenômeno de descrédito e menosprezo das mulheres em diversas esferas tradicionalmente dominada por homens, como política, ciência, negócios, cultura e educação. Ela se manifesta em pequenas e grandes atitudes, como interrupções e explicações redundantes feitas por homens nas falas de mulheres (manterrupting e mansplaining) e invisibilidade — ou rejeição — de figuras femininas em posições de poder. Como a autora demonstra, é algo que atravessa todas as pessoas do gênero feminino, inclusive mulheres trans e crianças.
Apesar de seus efeitos extensos, ainda é um fenômeno pouco debatido — e até mesmo ignorado. Reunindo dados, relatos e falas de especialistas, este livro examina a lacuna de autoridade com profundidade e vigor, sem perder a esperança de que caminhamos para uma sociedade mais igualitária.
Fonte: Amazon

Número de páginas: 536

Boa leitura!

--

--

Gabriela Ferreira

Designer, apaixonada por psicologia e música. Eu escrevo umas coisas por aí que nem sempre fazem sentido para mim. Será que faz para você?